Desrespeito por preços combinados

Por lei, todas as funerárias são obrigadas a disponibilizar orçamento detalhado por escrito, em papel timbrado da empresa, antes da adjudicação de qualquer funeral. Essa prática nem sempre é respeitada e pode levar a mal entendidos ou a práticas menos éticas. Na verdade este procedimento, obrigatório por lei, pode ser visto como uma mais valia para as próprias funerárias, uma vez que evita situações ambíguas e garante que existem compromissos assinados em relaçãõ ao que vem posteriormente cobrar. Estando todos de boa fe, é uma "ferramenta" útil para todas as partes. 
 
 

Situação Prática1 :

"O preço do funeral não é igual ao acordado inicialmente" 

 
Descrição
A funerária que contratei fez um orçamento verbal de 1250 EUR mas após a realização do funeral apresentou-me 1580 EUR. Mostraram-me a lista de preços e justificaram todos os itens incluídos, mas continuo a recordar-me que foi falado outro valor mais baixo. No entanto, agora não tenho como provar que efectivamente foi esse o valor combinado.
 

Situação Prática 2:

"Afinal havia uma série de opcionais, resultando num preço mais elevado" 

 
Descrição
A funerária que contratei fez um orçamento de 1.000 EUR pelo funeral, escreveu o valor nas costas de um cartão de visita, mas agora apresenta uma factura onde além dos referidos 1000 EUR, aparecem outras despesas que pensei que estariam incluídas, como a capela, o padre, as certidões, etc... Acabei por pagar mais do que outros orçamentos que tinha onde tudo isto estava certamente incluído. Senti-me enganado...
 
Risco de Fraude (1 a 10):     7
 
Justificativo de Ilícito
Ambas as situações acima descrita configuram, no mínimo, uma falha grave da funerária para com o cliente. A funerária é obrigada a fazer um orçamento detalhado, onde fique claro tudo o que está incluído no preço apresentado. Os opcionais, que podem ser sempre requeridos posteriormente pela família, e devem passar por um processo claro e formal onde os familiares sejam informados de qual o impacto financeiro do pedido adicional. O orçamento feito de acordo com a lei, evitaria qualquer dúvida. 
 
No primeiro caso descrito acima, o cliente não tem nenhuma prova de qual foi o serviço encomendado, ficando sujeito à palavra do agente funerário contratado.
No segundo caso, o cliente não tem um orçamento com todos os detalhes e isso deu espaço para que fosse possível a esse agente funerário menos escrupuloso de justificar mais valores pelo funeral. Aliás, o termo "funeral completo" é, por si só, claramente insuficiente para esclarecer o que está ou não está incluído. 
 
 
O que Fazer?
1) Não prescinda nunca do orçamento detalhado por escrito, onde fique definido o que está incluído no preço do funeral e que isso representa um funeral completo
 
2) Caso tenha alguma suspeita, consulte vários orçamentos a várias agências funerárias. 
 
3) Não deixe de consultar a funerária Armindo, uma vez que com a nossa campanha de "preço mínimo garantido", garantimos 10% abaixo de qualquer orçamento que tenha em seu puder...
 
Nunca decida uma situação deste tipo sem falar previamente com a funerária Armindo. Teremos certamente a capacidade para avaliar a legitimidade de qualquer situação e alertar para eventuais ilícitos antes que assine qualquer documentação que o/a venha a prejudicar. Entretanto, caso tenha sido vítima de uma irregularidade deste tipo, denuncie a situação através do nosso formulário, aqui.

 

 


Contacto

Funeraria Armindo - A agência funerária líder em Setúbal

ESPAÇO SEDE - SETÚBAL
Rua da Tebaida, 24
2900 Setúbal
Tel: (+351) 265 523 515

ESPAÇO HOSPITAL - SETÚBAL
Av. D. João II, Piso Int.
2910 Setúbal
Tel: (+351) 265 220 464

AGENTES OFICIAIS
Azeitão:
>> José Manuel Vilão
Tel: 961 206 125

Poceirão, Águas de Moura & Pegões:
>>Daniel Teixeira
Tel: 961 206 356


****

Emergência Funerária
Ligue Grátis

800 217 217

Em alternativa, poderá contactar-nos através dos seguintes números de telefone:

Rede Fixa
(+351) 265 523 515

Rede móvel
(+351) 967 122 005